Ruckus Wireless apresenta os três pilares para o futuro conectado das smart cities

O paradigma de conectividade global e os desafios envolvidos na demanda por conexão foram temas da palestra da CEO, Selina Lo.
November 16, 2016 America/Los_Angeles

SAO PAULO, Brasil – 16 de novembro de 2016 – No último dia 19, durante o Futurecom 2016, Selina Lo, CEO da unidade de negócios da Brocade, Ruckus Wireless, apresentou o tema “Atendimento da demanda global: Três pilares no futuro conectado das cidades inteligentes”.

Na apresentação, Selina Lo discutiu o novo paradigma de conectividade global a partir do leque de soluções mais recentes da Ruckus & Brocade e os desafios envolvidos com o fornecimento de simplicidade, estabilidade e segurança que o mundo demanda.

De acordo com a ONU, em 2050 espera-se que 70% da população mundial viva em ambientes urbanos. Em paralelo a isso temos o papel da tecnologia que está mudando, com a confiança em futuras 'cidades inteligentes' para abastecer o consumo de energia eficiente, melhor infra-estrutura e conectividade mais confiável, onde tudo estará conectado de forma centralizada.

Há desafios que existem hoje em ambientes urbanos e resolvê-los leva tempo. É por isso que o caminho para uma cidade mais inteligente em um mundo mais inteligente está sendo traçado agora.

Cidades inteligentes ou smart cities apenas são possíveis se as cidades forem conectadas. Quando há conexão na cidade é possível linkar dispositivos, aplicações e pessoas; agilizar as operações da cidade; melhorar a economia local; melhorar a qualidade de vida; e facilitar a participação do governo e das comunidades.

São três os pilares necessários para atender a demanda por Smart Cities: conexão sem fio de alta capacidade; análise de dados; e um modo de negócio sustentável. Conexão sem fio de alto desempenho suporta milhares de usuários ativos que tiram proveito dos serviços da cidade por meio de seus dispositivos móveis. Já a análise de dados permite à cidade identificar as tendências de tráfego e visualizar quais serviços são os mais utilizados. E um modelo de negócio sustentável, por sua vez, é fundamental a fim de fornecer serviços sem fio por meio de parcerias público-privadas.

A solução desenvolvida pela Ruckus, em parceria com outros importante players do mercado de telecom, utiliza a banda CBRS e visa justamente enfrentar os desafios de cobertura e capacidade de redes celulares internas. O OpenG é perfeitamente adequado para alta densidade de TD-LTE, especialmente em ambientes fechados; é mais controlado (QoS maior) do que bandas não licenciadas; multi-operador e evita necessidade de coordenação com redes macrocell.

Um grande case de sucesso de modelo de negócio para cidades conectadas está em andamento em Nova York, nos EUA, que se tornou a maior e mais rápida implantação de acesso Wi-Fi já realizada. Foram instalados 7.500 quiosques públicos Wi-Fi com um raio de conectividade de 45 metros e que permitem a conexão de 250 dispositivos simultâneos. Os quiosques possuem design moderno e elegante e oferecem múltiplos serviços além da conexão Wi-Fi: Livre chamadas telefônicas domésticas e chamadas de emergência, tablets touchscreen para serviço de diretório, anúncios públicos e municipais de serviços, e estações de carregamento para dispositivos móveis.

Os anúncios publicitários divulgados nos quiosques devem gerar uma receita de mais de US$500 milhões em 12 anos. E o investimento nos quiosques foi de aproximadamente US$200.000.000. Imaginar como desenvolver "cidades inteligentes" em escala - especialmente em torno de segurança com o importante papel que a "internet of all” (internet de tudo) traz - não acontece de um dia para o outro. No entanto, temos de começar por algum lado. A Ruckus Wireless, agora parte da Brocade, já começou com o OpenG.

Contatos de mídia

Laurie Falconer
laurie.falconer@ruckuswireless.com
408-636-1272

Aline Domene
IMS Brasil
adomene@imsmarketing.com

ABOUT THE RUCKUS WIRELESS BUSINESS UNIT

Ruckus Wireless delivers simply better wireless for enterprise, service provider, government, and small business customers worldwide. The Ruckus Wireless business unit at Brocade is focused on technology innovation, partner ecosystems, and customer service—yielding the best possible wireless experience for the most challenging indoor and outdoor environments. The Smart Wi-Fi platform delivers scalable, high-performance Wi-Fi with simplified control and management for on-premise and cloud-based Wi-Fi deployments, along with new services for secure onboarding, policy management, location services, and analytics that enable new business opportunities.

ABOUT BROCADE

Brocade (NASDAQ: BRCD) networking solutions help the world's leading organizations turn their networks into platforms for business innovation. With solutions spanning public and private data centers to the network edge, Brocade is leading the industry in its transition to the New IP network infrastructures required for today’s era of digital business. (www.brocade.com)

Acompanhe a Ruckus Wireless no LinkedIn e no Twitter para saber das novidades do #SimplyBetterWireless.

Ruckus e Ruckus Wireless, são marcas da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e outros países.

Ruckus